terça-feira, 2 de junho de 2009

Fernando de Noronha

Já tive a oportunidade de conhecer Fernando de Noronha, é lindo, mas, infelizmente, o papo sobre a beleza de Noronha fica para outra ocasião.

Os noticiários, de forma correta, monopolizaram o assunto vôo 447. É uma tragédia sem precedentes, possíveis causas, o tempo, o mar, a profundidade do mar, quantos passageiros por países, como a empresa e os Governos estão trabalhando o problema, as pessoas que escaparam e por fim as vidas que lá estavam e de seus familiares.

Essa avalanche de informações, acoplada a imagem do avião da Air France no ar é, com certeza, o conjunto "som e imagem" destes dias.

Em primeiro lugar quero me solidarizar com as famílias, oro que a angustia termine o mais rápido possível, peço força também para as pessoas que estão, heroicamente, trabalhando no possível resgate.

Quando falei de Noronha foi porque quero fazer uma observação que não vi na mídia, nada sobre esse ambiente do noticiário e sim sobre o arquipélago. Noronha tem uma população de 4000 pessoas, no máximo, vive ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO TURÍSMO, tudo é muito caro, em função do transporte para a ilha, as pousadas, os bugueiros, os guias, mergulhadores, restaurantes, pequenos comércios, o porto, o único posto de gasolina da ilha, tudo gira em torno do TURÍSMO.

A ida a ilha é limitada, se não me falha a memória 700 pessoas/dia. Para preservação ambiental.

O Governo brasileiro precisa pensar em Noronha, precisa CONSTRUIR CENÁRIOS, pensem comigo:

Cenário 1 - Nada acontece em Noronha, o que encontrarem do avião está muito longe e o turismo continua a "pleno vapor". ÓTIMO.

Cenário 2 - O turismo diminui um pouco em função do medo de viagem de avião, de ser mar adentro, pessoas impressionadas, enfim..tudo a curto prazo, no médio prazo vai melhorando...CENÁRIO QUE REQUER ATENÇÃO.

Cenário 3 - Acham destroços de avião próximo de Noronha, o vento cada vez leva para mais perto, a mídia da uma cobertura imensa e chega a ponto de aparecer corpos na costa (por favor me desculpem a falta de sensibilidade, mas, infelizmente é um cenário possível), a população e turistas se assustam, alguns turistas retornam mais cedo e despenca a procura para lá no curto prazo, no médio prazo uma recuperação bem lenta.

Bem, são três cenários simplórios, não congrega um monte de informações que poderia ser analisada. Poderia ser construído mais dezenas de cenários. Quero chamar atenção para a importância do GOVERNO PLANEJAR em Noronha ações para diferentes cenários, torcer para o planejamento não passar de planejamento, que fique tudo OK, mas é preciso planejar, os MORADORES do arquipélago, em sua maioria, são vulneráveis, um baque deste pode tomar proporções assustadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário