segunda-feira, 4 de maio de 2009

Arraial do Cabo

Dando prosseguimento a nossa seção que fala sobre a história dos Municípios do Rio de Janeiro, hoje vamos passear por um dos mais belos cartões postais do Estado, estamos falando de Arraial do Cabo, lindas praias, águas cristalinas, melhor local de mergulho do Estado e uma cidade cheia de história, encanto e beleza.


A história de Arraial do Cabo encontra-se vinculada à de Cabo Frio, do qual era sede distrital até recentemente. Sua formação começou há um milhão de anos, quando, pela ação dos ventos e de correntes marítimas, foram incorporadas ao continente três antigas ilhas, hoje Morros do Mirante, do Forno e o Pontal do Atalaia.

Seus primeiros habitantes chegaram há cerca de cinco mil anos. Eram nômades, viviam em grupos no alto dos morros e desciam apenas para buscar alimentos, basicamente peixes e moluscos.

Mais tarde, vieram os índios da grande nação Tupi-Guarani. Tribos Tupinambás habitavam toda a área correspondente ao Estado do Rio de Janeiro e, nas terras onde surgiria Arraial, eram representados pelos Tamoios.

Arraial do Cabo foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu sua casa de barro e pedra no Bairro da Rama, hoje conhecido como Praia dos Anjos. Neste local foi criada a primeira feitoria do Brasil, que foi ocupada inicialmente por cerca de 24 homens, com o objetivo de guarnecer o litoral.

Seu território também foi palco de disputas entre portugueses, indígenas e franceses, sendo estes últimos expulsos definitivamente em 1615 por Constantino Menelau.

Houve grande aumento populacional na região com a chegada de imigrantes portugueses e, em 1615, foi fundada a cidade de Santa Helena. A partir de 1616 a cidade passou a chamar-se Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, tendo sido ponto importante para o desenvolvimento e conquista do território fluminense.

O núcleo urbano da região prosperou lentamente até fins do século XIX, baseandose a economia na agricultura com mão-de-obra escrava, realizada em grandes latifúndios.

A abolição da escravatura ocasionou o colapso econômico revertido bem mais tarde, com o desenvolvimento da indústria do sal, da pesca e do turismo, e sobretudo a implantação da rodovia e da estrada de ferro (atualmente desativada).

Seu crescimento foi fortemente impulsionado pela presença da Fábrica Nacional de Álcalis, pelo turismo e veraneio, sendo considerado um dos melhores locais do país para a prática do mergulho.

Com o advento da Lei Estadual n.º 839, de 13 de maio de 1985, foi criado o Município de Arraial do Cabo.

2 comentários:

  1. È muito bonito arraial do cabo está de Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tem razão amigo, Arraial é lindo. Obrigado pela atenção ao Blog e por seu comentário, fique a vontade e espero que goste do Blog.

    Abcs

    Fábio Guimarães

    ResponderExcluir