Segue opinião de um especialista em transporte sobre o Caos das Barcas. Trecho de uma reportagem do O GLOBO ON LINE.
Para o doutor em engenharia de transportes pela Uerj, Alexandre Rojas, o pior problema das Barcas é tempo de espera: média de 38 minutos desde a compra da passagem até o desembarque do catamarã social no Centro de Niterói. Desse total, a travessia durou 12 minutos.
- Eles precisam dobrar a capacidade do transporte urgentemente. É um absurdo você ter essa quantidade de pessoas em pé e esperando mais de cinco minutos para pegar uma barca. É evidente que esse intervalo pode variar ao longo do dia, mas na hora do rush isso é inadmissível. O público deve ser tratado com consideração. O que está faltando é o entendimento de que esse povo que está aqui não é rebanho. Ele está pagando, e esse preço não é barato. O total dessa viagem deve ser de 15 minutos saindo da Praça XV e chegando na Praça Araribóia - afirmou Rojas, que chamou atenção ainda para a falta de estrutura nas estações:
- Esse acesso às barcas é feito como na década de 1960, nada mudou. As estações também são as mesmas. O espaço, aliás, diminuiu com a construção dessas lanchonetes. Ou seja, aumentou o número de passageiros mas não a capacidade na estação. Onde está a ventilação da estação? O que deve ser feito então é a construção de uma nova estação que comporte mais passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário