sábado, 18 de abril de 2009

Segurança nas Universidades

Nesta semana as noticias sobre assalto a estudantes no campus da UFRJ, no fundão, ganhou espaço em todos os jornais, esse é um problema sério que temos que resolver, não só na UFRJ mas em todas as grandes Universidades do Estado do Rio de Janeiro.

Esses assaltos, em casos extremos até estupro, acontecem com uma frequência bem maior do que é noticiada na imprensa, acredito que o Fundão e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, são as mais afetadas. Alguns campus da UFF em Niterói e a UERJ também possui este problema, já na Praia Vermelha, campus da Unirio e da UFRJ, eu não tenho notícias, acredito que não deva ser tão grave.

Para ajudar na discussão encaminho algumas observações que julgo pertinente.

Em primeiro lugar acredito que o formato destas cidades universitárias (enormes em extensão, oriundo das décadas de 40 e 50) atrapalha muito, os campus são muito distantes um dos outros, logo os alunos tem que se deslocar em função das aulas.

Vou dar um exemplo que presenciei em minha época de faculdade, como alguns sabem me formei em economia na UFRRJ, tinha aulas de ciências sociais no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, chamado lá de ICHS, na minha sala tinha alunos de Educação Física (matéria obrigatória para eles), logo eles saiam do campus de Educação Física na UFRRJ e iam andando até o ICHS, quem conhece sabe que a distância é enorme, também tinham aulas nos campus de matemática e química, e por ai vai.

Segunda observação. ILUMINAÇÃO, os campus são MUITO ESCUROS, passar a noite é quase uma loucura.

Terceira observação. Segurança inexiste. Seja militar ou Federal.

Quarta observação. O transporte nos campus é INEFICIENTE ao extremo, isso quando tem, não tenho nem coragem de descrever o sistema de transporte interno na Rural.

Quinta e última observação. Acredito que todos estes problemas são oriundos de recursos escassos e em alguns casos associados a gestão ineficiente também. Com exceção da primeira observação, este elefante branco de extensões inimagináveis nos dias atuais precisa ser estudado e em consequência deste estudo ser utilizado da forma mais racional possível.

A UFRRJ, dizem, por exemplo, que em extensão de terra é a maior universidade da América Latina, haja recurso para custeio de tanta "terra improdutiva".

Nenhum comentário:

Postar um comentário