Hoje está nos jornais e rádios que o Governo da Bahia irá gastar R$ 500.000,00 para restaurar/reformar pilastras de sustentação de um viaduto no centro de Salvador, motivo, o acumulo de Urina (isso mesmo XIXI) dos mijões nas pilastras afetou sua estrutura (em função da acidez da urina) que corre o risco de desabar.
Algumas reflexões:
Além do mau cheiro, falta de educação, civilidade e respeito com o bem público, os mijões ainda dão um prejuízo de R$ 500.000,00 em um único viaduto....tem que passar a autuar e multar....vamos criar a MULTA MIJÃO.
Estive pensando, o Rio de Janeiro tem uma população muito superior à população da Bahia, o nível de civilidade não é nenhuma Dinamarca, grandes eventos são constantes, os mijões são freqüentes, a população de rua é maior que a de Salvador, nossos viadutos são “disputados” à noite. Pois bem, das duas uma, ou nós nem sabemos como está a estrutura de nossos viadutos e passarelas (não temos um XIXIMÔMETRO aqui) ou quimicamente o contato da acidez da urina baiana em encontro com o SOL forte (tendo em vista que só acordam depois de meio dia.....rsrsrs amigos Baianos....brincadeirinha.....só para ilustrar) produz uma substância desconhecida, nesse caso, eu, um simples economista, poderia ganhar o Nobel de Química, ou temos que começar a estudar a estrutura de nossos viadutos.
Existe um trabalho muito importante da PUC com a Eletronuclear, baeado em tecnologia Alemã, sobre a avaliação Não Destrutiva, justamente para casos como este acima, vale a pena conhecer. Quem trata deste assunto na Eletronuclear é o Engenheiro João Gabriel, gente da melhor qualidade. Segue abaixo informações sobre o CAND.
Centro de Avaliação Não Destrutiva (Cand) A operação segura, confiável e econômica de instalações de geração de potência, em particular de usinas termoelétricas, assim como de instalações para exploração, produção e processamento de petróleo, depende da realização de inspeções continuadas de seus sistemas, componentes e estruturas, envolvendo soluções tecnológicas de avaliação não destrutiva.Por solicitação da Eletronuclear, o Instituto de Tecnologia da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc/RJ) desenvolveu o modelo conceitual do Centro de Avaliação Não Destrutiva (Cand) que vem atender às necessidades de diversos setores industriais do país, que dependem da integridade estrutural de suas instalações e que tenham interesse em estender sua vida útil, sem colocar em risco o meio ambiente e as comunidades que habitam em suas proximidades.O Cand será implantado na cidade do Rio de Janeiro e tem como missão estatutária, as seguintes atribuições:. Desenvolver soluções próprias para problemas de NDE. Desenvolvimento de mock ups para novos sistemas de inspeção. Criação de Centro de Informação de NDE Promoção de acesso à informação técnico-científica em NDE. Prestação de serviços especiais. Prestação de assessoria técnica específica. Treinamento e qualificação de inspetores de todos os níveis. Acompanhar o desenvolvimento e as tendências mundiais em NDE. Disseminar a cultura de “avaliação não destrutiva”Mais informações: cand@ituc.pu-rio.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário