Dando prosseguimento a idéia de cada dia falar um pouco da história dos municípios do Rio de Janeiro, ontém falamos de Três Rios, principal Município do Sul Fluminense, hoje falaremos um pouco de Campos dos Goytacazes, principal município do Norte Fluminense.
História e Cultura
A região era habitada por índios Goitacás, Guarulhos e Puris e foi colonizada na primeira metade do século XVII. Naquela época, a atividade econômica predominante era a pecuária, que atendia ao mercado do Rio de Janeiro. Entre os séculos XVII e XVIII, a região foi palco de conflitos pela posse da terra. Estavam nesta briga os herdeiros, arrendatários e posseiros.
A atividade açucareira só consolidou-se no século XVIII e desenvolveu-se tanto em grandes latifúndios como em pequenas propriedades, expandindo-se no século XIX. Campos dos Goytacazes teve muita importância no século XIX pela sua poderosa aristocracia agrária, surgida através da atividade açucareira, que influenciava na política e no poder do império.
Em 1974, foi descoberto um amplo lençol petrolífero no campo de Garoupa – plataforma continental da Bacia de Campos, o que contribui, com o pagamento de royalties, em sua receita municipal
A cidade de Campos foi a primeira da América do Sul a contar com luz elétrica, em 1883. Além de pioneira neste quesito, destacam-se na cidade conjuntos arquitetônicos que datam do século XVII e eventos culturais típicas da região, como as exposições agropecuárias e as Cavalhadas de Santo Amaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário