Segue abaixo trecho de um artigo de 1979, há 30 anos, impressionante como nossa sociedade tem a capacidade de evoluir em tanta coisa, neste tempo apareceu Orkut, You Tube, Nanotecnologia, Biogenética e por ai vai, mas em outras paramos no tempo.
Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas. O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal:
"Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve Ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta."
E ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pode dar ao pupilo que se inicia numa carreira difícil. A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência. Isso na Inglaterra. Imaginem no Brasil.
Este trecho de artigo tem 30 anos. Foi escrito no extinto Jornal da Bahia, em 1979. Mas parece que foi redigido hoje, O autor é José Alberto Gueiros. JORNAL DA BAHIA - 23/09/79.
Nenhum comentário:
Postar um comentário