As definições de nossa coluna "Economês", de hoje, são muito comuns em nosso dia a dia, principalmente em tempos de crise. São ações do campo macroeconômico, definições das principais políticas macroeconômicas.
•POLÍTICA CAMBIAL: Conjunto de medidas tomadas pelo governo que afetam a formação da taxa de câmbio. É diferente da política monetária por atuar mais diretamente sobre todas os fatores relacionados às transações econômicas do país com o exterior.
•POLÍTICA FISCAL: É a política de receitas e despesas do Governo. Envolve a definição e a aplicação da carga tributária sobre empresas e pessoas físicas, e a definição dos gastos do Governo com base nos tributos arrecadados. Exerce um forte impacto na política monetária.
POLÍTICA MONETÁRIA: Conjunto de medidas que definem o controle da oferta de moeda e consequentemente das taxas de juros, visando garantir a liquidez ideal para cada momento econômico. O executor dessas políticas é o Banco Central e um dos instrumentos clássicos utilizado é o depósito compulsório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário