segunda-feira, 25 de maio de 2009

Notícia Bomba (literalmente)

Muitos leitores podem pensar que a notícia que vem abaixo não tem nada a ver com o Rio, engano, tem haver com o Mundo, o Rio, lógico, está inserido, de longe essa é e será a pior notícia da semana, independente das notícias que ainda estão por vir no decorrer dos dias.

Segue, abaixo, reportagem do O OGLOBO ON LINE.

O governo da Coréia do Norte afirmou que realizou nesta segunda-feira um novo teste nuclear.

Segundo a agência de notícias oficial do país, a explosão foi bem-sucedida.

A agência de notícias oficial norte-coreana, KCNA, disse que o país conduziu um teste nuclear abaixo da superfície. O anúncio ocorreu momentos depois de sensores geológicos do governo sul-coreano detectarem um tremor ativado artificialmente de Kilju, no nordeste da Coreia do Norte, segundo Lee Dong-Kwan, porta-voz do presidente sul-coreano Lee Myung-bak.

O porta-voz acrescentou que funcionários dos serviços de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão analisando os dados e monitorando a situação.

A estatal Agência Coreana Central de Notícias disse que o regime "realizou com êxito um novo teste nuclear subterrãneo como parte das medidas para fortalecer sua força dissuasiva nuclear para a autodefesa".

O regime também disse que o teste tem um nível superior em termos de poder explosivo e tecnologica de controle.

A agência de noticias estatal russa RIA-Novosti citou um funcionário anônimo do Ministerio de Defesa, que confirmou o teste norte-coreano.

A Coréia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear em outubro de 2006, três meses após lançar vários mísseis, entre eles um Taepodong de longo alcance, e isso lhe acarretou sanções e a condenação das Nações Unidas.

Presidente da Coreia do Sul convoca reunião de emergência

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, convocou seu gabinete para uma reunião de emergência o Conselho de Segurança Nacional, depois que seu governo informou que tinha acontecido um terremoto artificial no país comunista.

A Agência Meteorológica do Japão também detectou ondas sísmicas procedentes da Coréia do Norte nesta manhã (horário local), segundo um porta-voz do Ministério de Exteriores japonês citado pela agência local Kyodo.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos informou parte que um terremoto de 4,7 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta segunda-feira a Coréia do Norte, sem que se tenham reportado até o momento, nem vítimas nem danos.

O segundo teste nuclear realizado pela Coreia do Norte já provoca reações.O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, emitiu nesta madrugada um comunicado que diz que as ações norte-coreanas "são um tema de grande preocupação para todas as nações", e uma "ameaça à paz e à segurança nacional".

" Ao atuar em desafio do Conselho de Segurança da ONU, a Coreia do Norte desafia direta e indiretamente a comunidade internacional "

O comportamento da Coreia do Norte aumenta as tensões e prejudica a estabilidade no nordeste da Ásia. Semelhantes provocações só servirão para aprofundar o isolamento da Coreia do Norte".
Obama assegurou que a comunidade internacional deve atuar e anunciou que nos próximos dias os Estados Unidos seguirão trabalhando como o Conselho de Segurança e os países envolvidos em conversações sobre a Coreia do Norte.

O teste torna mais séria a tensa a confrontação internacional sobre os programas muclear de mísseis da Coreia do Norte.

- Se a Coreia do Norte realizou um teste nuclear, claramente violaria resoluções do Conselho de Segurança da ONU, Definitivamente não toleraremos - disse o secretário em chefe do gabinete japonês, Takeo Kawarmura, em Tóquio.

Segundo a agência de notícias Kyodo, o Japão pedirá uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, citando o vice-ministro das Relações Exteriores, Mitoji Yabunaka.

A estatal Agência Coreana Central de Notícias disse que o regime "realizou com êxito um novo teste nuclear subterrãneo como parte das medidas para fortalecer sua força dissuasiva nuclear para a autodefesa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário