sexta-feira, 1 de maio de 2009

Barra Mansa

Dando prosseguimento ao nosso estudo diário sobre a história dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, hoje vamos conhecer melhor o município de Barra Mansa, um dos principais municípios da Região do Médio Paraíba.


Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que rumavam para o interior do país, passando o povoado a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.

Contudo, o núcleo passou a desenvolver-se no início do século IX, após a edificação de uma pequena capela em louvor a São Sebastião nas proximidades da foz do Rio Paraíba do Sul, no local denominado Posse. Segundo a tradição, um dos mais antigos fazendeiros em Barra Mansa, Custódio Ferreira Leite, Barão de Ayaruoca, ali se fixou dedicando-se ao plantio e cultivo do café no início do século XIX.

Entre os benefícios creditados a esse pioneiro destacam-se a demarcação do centro urbano e as construções da Igreja Matriz e da cadeia pública, bases para que o povoado alcançasse a condição de vila.

Em 03 de outubro de 1832, o governo decretou a emancipação do município, com desmembramento de terras de Resende, com a instalação dada em 14 de abril de 1833.

Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de cidade.

A exaustão dos solos mais férteis e a abolição da escravidão provocaram o declínio da cafeicultura e o êxodo rural, tendo a cultura do café cedido lugar à pecuária de corte extensiva, evoluindo posteriormente para a produção leiteira.

No final da década de 30 teve início o desenvolvimento industrial do município, com a implantação de setores ligados às indústrias alimentares. O grande marco da expansão industrial no Brasil, deflagrada no pós-guerra, foi representado pela instalação na década de 40 da primeira usina da CSN, em Volta Redonda, na época ainda distrito de Barra Mansa.

As indústrias metalúrgica e mecânica aí se estabeleceram a partir da década de 50.

Barra Mansa e Volta Redonda, juntos, exercem influência direta sobre grande parte da Região do Médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do Centro-Sul fluminense. Devem tal condição ao fato de abrigarem conurbação representada pelas duas sedes, cujo crescimento está relacionado à implantação da CSN, que desempenhou papel multiplicador na atividade industrial da região, com conseqüente aumento de serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário