quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cabral e os verdadeiros interesses contra Manguinhos!!!

Estou reproduzindo, na integra, artigo postado no Blog do jornalista Dacio Malta sobre as verdadeiras razões da briga de CABRAL com a refinaria de Manguinhos.

Cabral quer atacar Sereno

Por Dacio Malta

Há dia que Ancelmo Góes não dá uma chamada de primeira página no ‘Globo’. Hoje ele deu.

Na primeira página está dito: “Refinaria de Manguinhos contrata parentes de juízes para se defender de ação do Estado”.Lá dentro:“Desde que assumiu, Sergio Cabral trava batalha contra a finada refinaria de Manguinhos, cujo antigo regime especial tributário teria, diz o governo, causado perda fiscal de R$ 600 milhões, dinheiro meu, seu, nosso.

Embora o bombardeio judicial tenha recomeçado, a Justiça, até agora, evita novas sangrias dos cofres públicos – apesar de a refinaria ter sempre contratado, em suas causas, advogados parentes de desembargadores.

A Grandiflorum Participações, que adquiriu recentemente o que sobrou de Manguinhos, é dirigida pelo petista Marcelo Sereno, ex-secretário nacional de Comunicação do PT”.

Agora vamos ao que interessa:

1 – Para quem é habituado as questões da política e a leitura de jornais, sabe que o lead está no pé. O que Sergio Blindado Cabral quis dizer, na nota do Ancelmo, é que Marcelo Sereno é dirigente de Manguinhos.

2 – Sem entrar no mérito da contratação de parentes de juízes, lá na página 14 está dito que, apesar disso, “a Justiça, até agora, evita novas sangrias dos cofres públicos”. Ou seja: a contratação não está sendo motivo para que o Estado perca receita. Ou, como diz Ancelmo, “contra dinheiro meu, seu, nosso”.

3 – Já que é assim, a nota da primeira página fica sem sentido. Afinal, qual o mal em contratar parentes se isso não produz uma vitória contra o Estado?

4 – O regime especial tributário foi concedido a Manguinhos por Benedita da Silva, na época em que ela governou o Rio por nove meses. Nessa época, Cabral presidia a Assembléia e não se tem notícia de que ele tenha feito qualquer reclamação publica sobre esta regalia.

5 – Hoje, Cabral é governador e Benedita é sua secretária de Estado desde o primeiro dia de governo. Se ela não tem perfil administrativo, e é capaz de fazer trapalhadas desse tipo, não merecia estar administrando parte do orçamento do Governo. Por que Cabral a nomeou? Ou por que não a demite?

6 – Marcelo Sereno talvez seja hoje o político de maior confiança do ex-ministro José Dirceu, de quem foi chefe de gabinete na Casa Civil da Presidência da República. Atacar Sereno é o mesmo que atacar Dirceu. Qual o problema de Sereno, ex-integrante da Executiva do PT, em dirigir Manguinhos? A refinaria é particular e emprega quem bem entender. Ou querem impedir Sereno de trabalhar?

7 – Quem administrava Manguinhos quando Benedita concedeu o regime especial tributário? Certamente não eram os atuais acionistas.

8 – Mas finalmente, o que pretende Sergio Blindado Cabral com isso? Sereno tem o título de eleitor do Rio de Janeiro e grande influencia no PT do Estado. Seria ele o homem capaz de barrar os sonhos de Lindberg, que quer disputar a sucessão de Cabral?

9 – Ou a nota seria apenas para Cabral marcar posição e, lá na frente, roer a corda de Dilma Rousseff, caso uma necessidade imperiosa o obrigue a apoiar José Serra ou, de preferencia, Aécio Neves?

10 – É uma pena, mas Ancelmo poderia ter ido dormir sem essa.

Pelo menos ele ganha um crédito para cobrar mais uns 20 furos do governador.

Furos de primeira mão. E não furadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário