quarta-feira, 1 de julho de 2009

Defesa pessoal para idosos em Copacabana!

Uma ação pública inusitada. Bairro de maior concentração de pessoas com idade acima de 60 anos da cidade do Rio, Copacabana tem agora um curso de defesa pessoal para idosos.

A iniciativa é da 12ª DP, que fica na Rua Hilário de Gouveia, 102. Ministrado pelo chefe do Setor de Investigações da delegacia, Antônio Ferreira, o curso que contou com o apoio do delegado titular, Antenor Júnior, ensina os maiores de 60 anos a se defender de ladrões e se prevenir contra golpes.

Segundo Antônio Ferreira, o objetivo das aulas é garantir que idosos, alvo preferencial dos bandidos devido à fraqueza física, estejam alertas."Os ladrões praticam crimes contra os idosos na saída de bancos, no embarque dos ônibus e nas ruas. Eles são muito visados pelos marginais.

Queremos que eles entendam que não dá para facilitar. Os bandidos atuam quando estamos desligados. Ensinamos alguns movimentos de defesa, mas o foco é mesmo a orientação.

O idoso precisa evitar lugares escuros, locais com poucas pessoas. Isto, na verdade, serve para o idoso e para todo mundo. Outra dica importante que damos é a de não reagir, o bem maior que nós temos é a vida", lembra o policial, que é faixa preta de jiu-jitsu.Movimentos como alavanca, agarramento, tapa ou base, ou seja, como se posicionar com mais firmeza para se defender, estão entre os ensinamentos. Ferreira explica ainda que a iniciativa de criar o curso teve o intuito de aproximar a população da Polícia.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2332-7914 ou 2332-7912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário