Uma ação pública inusitada. Bairro de maior concentração de pessoas com idade acima de 60 anos da cidade do Rio, Copacabana tem agora um curso de defesa pessoal para idosos.
A iniciativa é da 12ª DP, que fica na Rua Hilário de Gouveia, 102. Ministrado pelo chefe do Setor de Investigações da delegacia, Antônio Ferreira, o curso que contou com o apoio do delegado titular, Antenor Júnior, ensina os maiores de 60 anos a se defender de ladrões e se prevenir contra golpes.
Segundo Antônio Ferreira, o objetivo das aulas é garantir que idosos, alvo preferencial dos bandidos devido à fraqueza física, estejam alertas."Os ladrões praticam crimes contra os idosos na saída de bancos, no embarque dos ônibus e nas ruas. Eles são muito visados pelos marginais.
Queremos que eles entendam que não dá para facilitar. Os bandidos atuam quando estamos desligados. Ensinamos alguns movimentos de defesa, mas o foco é mesmo a orientação.
O idoso precisa evitar lugares escuros, locais com poucas pessoas. Isto, na verdade, serve para o idoso e para todo mundo. Outra dica importante que damos é a de não reagir, o bem maior que nós temos é a vida", lembra o policial, que é faixa preta de jiu-jitsu.Movimentos como alavanca, agarramento, tapa ou base, ou seja, como se posicionar com mais firmeza para se defender, estão entre os ensinamentos. Ferreira explica ainda que a iniciativa de criar o curso teve o intuito de aproximar a população da Polícia.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (21) 2332-7914 ou 2332-7912.
Nenhum comentário:
Postar um comentário