terça-feira, 23 de junho de 2009

Diálogos Cariocas - IMPERDÍVEL!

A cidade do Rio de Janeiro em seus diferentes aspectos: do crescimento demográfico e imobiliário à preservação do meio ambiente; da violência ao medo e à liberdade; incluindo ainda o debate sobre o limite entre favelas e bairros.

A primeira edição do ciclo Diálogos Cariocas, promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, em parceria com a produtora Paluana, será realizada nos próximos dias 26 e 30 de junho e 1 e 3 de julho com palestras, debates e filmes que prometem colaborar para ampliar o olhar para as questões urbanas da cidade. O evento é gratuito.

Quatro temas principais serão abordados nos Diálogos Cariocas: "O Rio que se muda", no dia 26, a partir da palestra de Carlos Fernando Andrade, doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

"Rio, cidade, lagoa, mar e floresta", no dia 30, contará com a presença de Antonio Carlos Gusmão, mestre em Controle da Poluição Industrial e Saneamento Básico pela UERJ e presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA).

O tema "Medo, violência e liberdade", no dia 1 de julho, será abordado por Vera Malaguti, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e secretária-Geral do Instituto Carioca de Criminologia.

Já a palestra "Rio: favela ou bairro", em 3 de julho, terá como convidado Sérgio Magalhães, doutor em Urbanismo FAU/UFRGS e professor de Urbanismo da UFRJ.

Nos debates, haverá também mostra com trechos editados de filmes sobre o Rio de Janeiro, como “Orfeu do Carnaval” (Marcel Camus), “Roberto Carlos e o Diamante Cor de Rosa” (Roberto Farias), “O Assalto ao Trem Pagador” (Roberto Farias) e “Rio 40 Graus”(Nelson Pereira dos Santos), sempre contextualizando os temas apresentados e discutidos. A mediadora será a jornalista Cláudia Tisato e os encontros contam com patrocínio da Eletrobrás.

- A discussão de políticas públicas no ambiente da Universidade traz a perspectiva de liberdade no tratamento dos temas. Nossa intenção é articular um debate maior sobre o Rio de Janeiro - diz o economista João Fernando Viana, coordenador e idealizador dos Diálogos Cariocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário