segunda-feira, 29 de junho de 2009

FLIP 2009!

Programa Cultural imperdível no RJ, a Festa Literária Internacional de Paraty, famosa FLIP, começa quarta-feira e vai homenagear, em sua sétima edição, o poeta pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968).

O único poeta a quem a Flip rendeu homenagem foi Vinícius de Moraes (1913-1980) na primeira edição, em 2003.

A programação oficial, que inclui 34 romancistas, ficcionistas, historiadores, jornalistas e quadrinistas, promete, além do resgate e da valorização da obra de Bandeira, reflexões sobre ciência, religião, política e direitos humanos nas ruas da histórica Paraty. - Fazia tempo que a poesia não tinha destaque na Flip. Entre os poetas, Bandeira é um dos primeiros que aparece - explicou o curador da festa, Flavio Moura.

O ineditismo é a marca mais forte da sétima edição da festa. Abrindo a programação oficial, na quinta-feira, quatro representantes da nova geração discutem a produção de quadrinhos na mesa Novos Traços. - A Flip sempre procura dar destaque a escritores jovens, que ainda não têm carreira consolidada e em quem aposta. Este ano, o incentivo vai não apenas para escritores, mas para quadrinistas novos - disse Moura.

A presença de Ma Jian e Xinran é um dos destaques, já que a Flip nunca havia recebido autores chineses - comemora o curador.

Na sexta-feira, o jornalismo é o destaque da programação oficial e paralela. No mesmo dia, Chico Buarque e Milton Hatoum dão suas visões sobre o Brasil na mesa Seqüências Brasileiras, uma das mais disputadas da Flip.

No sábado, as atenções estarão voltadas para o português António Lobo Antunes, autor de Memória de Elefante, que retrata sua experiência no exército português na guerra colonial em Angola.

Entre outras atrações, programa imperdível!!!!

3 comentários:

  1. O título é FLIP 2010 mas o conteúdo é FLIP 2009? =)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, vc está certíssimo, não sei de onde tirei FLIP 2010, é FLIP 2009, já arrumei o título e muito obrigado pelo "toque" e por ser leitor deste blog, fique a vontade para fazer seus comentários...

    Abcs

    Fábio Guimarães

    ResponderExcluir
  3. Olá. Vocês saberiam dizer em qual data é escolhido o homenageado para o ano seguinte (2010)? Muito obrigado.

    ResponderExcluir