terça-feira, 23 de junho de 2009

Histórias de Fla FLu!

Neste Fim de Semana tem Fla Flu pelo campeonato brasileiro, para muitos o clássico mais charmoso do Brasil, muitas histórias dão charme a este evento, vamos aqui contar um pouquinho dessa história, apenas alguns fatos que aconteceram em fla flus. Não vamos falar em futebol em sí, quem ganhou mais, foi melhor etc....vamos falar do evento FLA FLU.

O nome próprio deste clássico, Fla-Flu, foi dado pelo jornalista Mário Filho em 1933, quando procurava recursos para motivar o comparecimento das torcidas ao campeonato da recém criada Liga de Futebol.

Em 1925, a Seleção Carioca precisou ser convocada às pressas para disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais e pela dificuldade de se reunir os jogadores dos diversos clubes, optou-se por convocar apenas jogadores de Flamengo e do Fluminense, o que inicialmente causou repúdio popular, com os amantes do futebol referindo-se à aquele time não como Seleção Carioca mas como Combinado Fla-Flu.

Esta Seleção Carioca acabou campeã, o que mudou o sentimento popular em relação a ela. Mário Filho teve então, a capacidade de transformar um nome criado com uma imagem negativa, em nome próprio e marca registrada deste grande clássico conhecida mundialmente, no ano de 1933.

Considerado por especialistas em futebol e por grande parte da mídia esportiva como um dos clássicos mais charmosos do mundo.

O clássico carrega essa fama desde os tempos românticos do futebol carioca e de um modo geral do futebol brasileiro, sendo posteriormente eternizado pelo grande escritor., dramaturgo e poeta brasileiro Nelson Rodrigues, que disse: O Fla-Flu surgiu quarenta minutos antes do nada.

Após assistir ao Fla-Flu da decisão do Campeonato Carioca de 1969 , o escoês Hugh Mc Illvaney, correspondente do Observer, fez o seguinte comentário do jogo, publicado no Jornal do Brasil:

"Enorme, esmagador, capaz de transformar em carnaval um espetáculo de futebol, o Maracanã já é uma lenda. A realidade contudo, é muito maior. A memória que em mim, ficará para sempre do Fla-Flu e, mais, do próprio futebol brasileiro, será desta enorme, pungente, feliz experiência humana".

Uma das parcerias econômicas que mais renderam frutos para o desenvolvimento do futebol foi consumada em um Fla-Flu, em meados da Década de 1970, quando João Havelange, então presidente da FIFA, levou o presidente de uma multinacional de refrigerantes ainda reticente para associar a imagem de sua empresa a esse esporte para ver o grande clássico.

Ao entrar no estádio o presidente desta multinacional tremeu ao ver o colorido e ao ouvir o barulho das duas grandes torcidas, momento em que o Tricolor João Havelange usou o argumento definitivo para a conclusão da parceria:"-Presidente, isto é o futebol!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário