segunda-feira, 22 de junho de 2009

Industria é quem mais sente a crise!

A indústria foi o setor com maior proporção de empresas atingidas pela crise econômica mundial, com 67%, seguida pelo comércio e serviços (66% e 56%, respectivamente), segundo o resultado da pesquisa "Impacto da Crise Financeira Internacional nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs) Brasileiras", que foi realizada entre março e maio de 2009 com 4.200 micro e pequenas empresas em todo o país pelo Sebrae-SP.


Na indústria, os segmentos mais afetados foram os de bens de consumo duráveis (máquinas e aparelhos elétricos) e bens de capital (máquinas e equipamentos).

"Em momentos de incerteza econômica, essas indústrias costumam ser as mais atingidas porque estão atreladas a duas variáveis: produto com alto valor unitário e concessão de crédito para vender. É o caso, por exemplo, de uma pequena indústria que produz móveis e que vende uma estante por $ 1.500 (valor unitário alto) por meio de crediário", ressalta o consultor.

A queda de demanda também foi sentida nas atividades comerciais. "No comércio, além do aspecto do crédito mais caro e difícil, pesou a maior incerteza e o efeito psicológico sobre os consumidores, que reduziram ou postergaram suas compras de longo prazo", observa Bedê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário