quarta-feira, 24 de junho de 2009

Second Life

O Second Life fechou suas atividades no BRasil, o que era para ser a febre da Internet, "a jogada de bilhões" como chamavam....Segue trecho de uma análise sobre o Second Life.

Quando foi lançado oficialmente no Brasil, em 2007, o Second Life era o mantra da cobertura de tecnologia, mais ou menos como Twitter e Facebook nos dias de hoje.

Era então o grande barato, o espelho virtual da vida, e uma mina de ouro em que era possível ganhar dinheiro real.

Second Life era o caminho, o futuro inexorável. Todos queriam estar lá. Todos tinham que estar lá. E muitos gastaram dinheiro para estar lá.

Não há como negar que o Second Life era irresistivelmente sedutor com sua mistura de jogo online e interação entre os participantes. Mas a idéia era muito melhor do que a experiência em si. E como nos primeiros dias da Internet e nos dias atuais das redes sociais, muitos entraram sem saber como ou por que, seguindo a maré com medo de ficar para trás.

O Second Life perdeu o encanto, mas continua vivo.

O fim da operação no Brasil, em contraste com o sucesso de Twitter, Facebook, Orkut e outras redes sociais, deixa algumas lições. As principais são: uma tecnologia precisa ser mais do que visualmente interessante para para proporcionar uma experiência realmente gratificante; não basta entrar na onda, é preciso saber nadar e ter um objetivo para chegar a algum lugar, e mesmo assim o risco de levar um caixote é inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário