quarta-feira, 10 de junho de 2009

MUSEUS DO MUNDO, UNI-VOS !!!

O Rio vai sediar, em 2013, a 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (Icom).

A cidade disputava com Milão e Moscou a tarefa de receber, durante oito dias, mais de quatro mil profissionais ligados a museus de 170 países diferentes. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira, em reunião do Icom, em Paris.

A conferência se realiza de três em três anos. A última vez que uma cidade latino-americana sediou o evento foi em 1976, quando a reunião aconteceu em Buenos Aires.

A próxima Conferência será realizada no ano que vem em Xangai. Para a de 2013, o Rio ganhou com 53,2% dos votos dos eleitores do Icom, contra 32,1% para Milão e 14,7% para Moscou.

" A vitória do Rio mostra a força dos museus brasileiros "

Na proposta carioca, o tema para discussão na Conferência de 2013 será "Museus (memória criatividade = transformação social)". Ainda de acordo com a proposta brasileira, a Conferência será também "uma oportunidade importante para realizar uma Reunião Nacional de Estudantes de Museologia e, possivelmente, com os intercâmbios e asssociações que já estão sendo feitos, realizar a Primeira Reunião Internacional de Estudantes de Museologia."

A ideia é transformar o Posto Seis, em Copacabana - "Esta parte da cidade reúne restaurantes, teatros, cinemas, lojas e serviços, numa área residencial cercada por praias conhecidas internacionalmente", de acordo com o projeto -, no epicentro da Conferência. A sede seria o Forte de Copacabana, e a secretaria ficaria concentrada no hotel Sofitel. O encontro está previsto para acontecer entre o dia 1 e o dia 8 de junho (um período "em que o clima do Rio é agradável e não é necessário ar-condicionado" para a estrutura temporária que será instalada no forte.)

Nos planos, a festa de encerramento acontecerá no Morro da Urca. Algumas reuniões dos comitês internacionais do Icom acontecerão em uma dezena de museus cariocas, entre eles o Museu da Imagem e do Som, o Museu da República e o Museu Nacional de Belas Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário