domingo, 7 de junho de 2009

A caça do "gato" !!!

Reportagem de hoje do jornal O Globo apresenta as novas ações da light para evitar os famosos "gatos". Segue trecho da reportagem.

De olhos bem abertos diante de monitores, uma equipe de técnicos da Light trava diariamente uma caçada, agora em tempo real, aos "gatos" de energia. A instalação de 64.300 medidores modernos - em residências, estabelecimentos comerciais e nas maiores 7.500 indústrias do estado - permite que a empresa identifique qualquer alteração no padrão de consumo.

Quando isso acontece, funcionários são enviados imediatamente ao local para identificar e anular o furto de energia. Até o fim do ano, o big brother da Light ficará de olho em mais cem mil novos medidores, que já começaram a ser instalados, informa a repórter Laura Antunes na edição deste domingo do jornal O Globo.

Somente nos últimos dois meses, graças aos medidores, o sistema identificou 400 casos de furtos de energia. Entre eles, estão condomínios da Barra da Tijuca que, através de "gatos" subterrâneos, deixavam de pagar 25% da energia que consumiam. Os fiscais detectaram também furto numa boate na Zona Sul, que praticamente zerava o consumo nos fins de semana, justamente o período de mais movimento. Só 40% dos furtos ocorrem em área de risco

Segundo cálculos da Light, há hoje um desvio de 14,5% de energia nos 31 municípios do Estado do Rio que compõem sua área de concessão. Desse percentual de perda, 40% dos furtos ocorrem em áreas de risco, como favelas, e 60% em outros locais. A meta é, com o novo sistema de medidores e a intensificação da fiscalização no sistema de leitura convencional, reduzir em 1% ao ano esse percentual de furto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário