quarta-feira, 22 de abril de 2009

Comércio no Dia das Mães

Em que pese a grave crise que estamos vivendo é impressionante a força cultural que nós, brasileiros, temos para o consumismo em certas datas. O Natal e o Dia das Mães são campeões, mas não necessariamente as outras datas possuem menor importância para o comércio, pelo contrario, o que acontece é que Natal e Mamãe são UNIVERSAIS, já outras datas são os chamados (em economia) de MERCADOS DE NICHOS, ou seja, atende a um determinado perfil/publico econômico, exemplo, dia dos namorados, dia das crianças...

Segue abaixo informações do Clube de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro sobre a expectativa de venda para o dia das mães.

Comércio está otimista com vendas no Dia das Mães

JB Online

RIO - O comércio lojista está otimista com as vendas no Dia das Mães, que depois do Natal é a maior data comemorativa do comércio. A expectativa é de um aumento das vendas 12% maior do que no ano passado. É o que mostra pesquisa do Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu 500 lojistas da Cidade do Rio de Janeiro para conhecer a expectativa dos empresários e como eles se prepararam para o Dia das Mães.

De acordo com a pesquisa os lojistas acreditam que calçados (47,6%), vestuário (40,5), jóias e bijuterias (33,3%), bolsas e acessórios (23,8%), perfumes (19%), utensílios domésticos e artigos de decoração (14,3%), celulares (14,3%), eletrodomésticos (13,3%), produtos de beleza (11,4%) devem ser os presentes mais vendidos.

Os lojistas estimam também que o preço médio dos presentes por pessoa deve ser de cerca de R$ 100,00 e que os clientes deverão utilizar o cartão de crédito parcelado como forma de pagamento, seguido do cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito.

- A expectativa do comércio lojista do Rio é animadora e os empresários já vêm fazendo muitas promoções, diversificando planos de pagamento e criando formas de crediário mais fácil sem alterar as taxas de juros, entre outras iniciativas- diz o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves.

Ele também destaca que, com a concorrência cada vez mais acirrada, os lojistas estão oferecendo preços bastante competitivos para estimular e seduzir os consumidores.

Apostando nas boas vendas, os comerciantes aumentaram os seus estoques e, como estratégia para atrair os consumidores, 71,4% investiram na decoração da loja e das vitrines, 61,9% nas facilidades de pagamento, 33,3% na promoção, 33,3% em propaganda, 28,6% na criação de kits promocionais, 19% no lançamento de produtos, 9,5% no desconto do total das compras e 9,5% no sorteio de brindes entre outras iniciativas.

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