domingo, 26 de abril de 2009

Efetividade Social

Uma das perguntas mais frequentes no trabalho de monitoramento e avaliação de qualquer ação, seja publica ou privada, é a efetividade que esta determinada ação provocou.

Ex.: Setor Publico - Um Governo Municipal X diminui a alíquota de ISS de 5% para 2%, com isso espera aumentar o número de empresas (base de calculo) e conseqüentemente aumentar a arrecadação municipal. Estudos podem indicar esta possibilidade, mas só a avaliação da política depois de implementada vai comprovar, ou não, a efetividade da ação.

Faço esta introdução porque estou avaliando os PIBs(Produto Interno Bruto) dos municípios cariocas, período de 2002 a 2006, de um modo geral os PIBs melhoram a cada ano, mas será que tem efetividade para a população residente, ou seja, a qualidade de vida dos moradores esta melhorando...

Temos que fazer esta pergunta sempre, se não melhorar a vida de quem reside no município o PIB passa a ser somente mais um número nas estatísticas, que, provavelmente, esta deixando uns poucos privilegiados cada vez mais ricos.

Os índices mais utilizados para analisar a qualidade de vida da população é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o IDI (Índice de Desenvolvimento Infantil), já está mais do que na hora dos Governos cruzarem os Índices de crescimento do seus PIBs com as taxas de desenvolvimento social. Muitas pessoas irão ficar assustadas com os números, este Blog já começou este estudo.

obs.: Para não ficar nenhuma dúvida didática, nos próximos posts irei encaminhar a definição e principais informações sobre PIB, IDH e IDI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário