quarta-feira, 29 de abril de 2009

Selic no Blog da Miriam Leitão

Ontem falamos da taxa Selic, hoje Miriam Leitão fala em seu Blog, chega a dizer que alguns especialistas acreditam em uma queda de 1,5% hoje, como falei no outro post, não acredito neste corte, vamos ver hoje....quero estar errado.

Segue o post da Miriam Leitão

O consenso é de que a Selic caia hoje 1 ponto percentual, mas ainda há quem aposte em redução maior. O Banco Santander, por exemplo, acredita que o Banco Central vai baixar a taxa em 1,5 ponto, o que levaria a Selic para 9,75%.

De acordo com relatório enviado pelo banco, a decisão não deve ser unânime, mas os motivos para esse corte maior são muitos.

O real se fortaleceu perante o dólar desde a última reunião, saindo de R$ 2,40 para R$ 2,20; houve queda nas projeções de inflação feitas pela Boletim Focus; a inflação fechada do 1º trimestre veio abaixo do que projetava o Banco Central; a atividade econômica ainda continua fraca por causa da crise.

"São motivos suficientes para manter o ritmo de corte visto na última decisão,em Março", diz o banco.

Ontem, a Fiesp divulgou pesquisa mostrando que a recuperação da indústria paulista está acontecendo de forma lenta. O Índice de Nível de Atividade medido pela entidade, que funciona como um indicador antecedente, mostrou avanço de apenas 0,5% na comparação com fevereiro. Com isso, a comparação com o mesmo mês de 2008 apontou retração de 13,1%.

Como a crise mundial começou em setembro e atingiu a indústria brasileira a partir de outubro e novembro, o indicador mostra que a recuperação está sendo bem lenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário