sexta-feira, 24 de abril de 2009

Duque de Caxias

Hoje vamos entender um pouco da história de um dos municípios mais importantes do Estado do Rio de Janeiro, situado na Baixada Fluminense, Região Metropolitana, estamos falando de Duque de Caxias.


Durante o seu processo de formação, o município sempre esteve sob influência direta da capital e de outros municípios da Região Metropolitana, da qual faz parte.

Duque de Caxias tem sua história intimamente ligada à do Rio de Janeiro e de São João de Meriti, uma vez que grande parte de seu território fazia parte deste último.

O povoamento da planície que se estende do Rio Meriti ao Estrela (ou Inhomirim), e da baía
à orla das serras, foi contemporâneo da época em que se fundou aquela cidade. De 1566
em diante, foram-se fixando os primeiros colonos nas terras do atual município de Duque de Caxias, localizando-se, de preferência, no vale dos rios Meriti, Sarapuí, Iguaçu e Estrela, ou na orla praiana, dando início à exploração de seu solo e de suas riquezas naturais.

Segundo consta, a ocupação da região deu-se logo após a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, quando foram distribuídas as primeiras quadras de terras e sesmarias.

Dentre os primeiros donos da região, podemos destacar Brás Cubas, a quem foi doado, em 1568, um lote de terras de 3.000 braças de testada, pela costa do mar, e 9.000 de fundos, pelo rio Meriti e Cristóvão Monteiro, que foi agraciado com uma generosa faixa de terra às margens do Rio Iguaçu onde atualmente se encontra o núcleo colonial São Bento.

Em 1637, foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Pilar (atual Duque de Caxias).

A construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar deu origem a um embarcadouro, que tinha como função principal o recebimento e o transporte do ouro, que chegava oriundo da região das Minas Gerais pelo Caminho Novo do Tinguá.

Durante muito tempo as lavouras de cana-de-açúcar, arroz, milho, mandioca e feijão proporcionaram aos proprietários locais a acumulação de fortunas, graças à força de trabalho escrava.

Em 1833, a povoação de Iguaçu (atual Nova Iguaçu) foi elevada à categoria de vila, compreendendo territórios das freguesias de São João de Meriti e Nossa Senhora do Pilar.

Ainda por alguns anos, foi notável o progresso na região. Somente pela metade do século XIX começou seu período de decadência. A devastação impiedosa de suas matas trouxe como resultado funesto a obstrução dos rios e o seu conseqüente extravasamento motivou a formação de pântanos, onde os miasmas e os mosquitos tornavam a região praticamente inabitável.

As terras foram abandonadas e cobriram-se de vegetação inútil, própria de pantanais.

Em 1886, foi inaugurado o trecho ferroviário da The Rio de Janeiro Northern Railway, ligando a cidade do Rio de Janeiro à estação de Meriti, situada em terras da então freguesia de São João de Meriti, onde, mais tarde, surgiria a povoação originária da sede do atual município de Duque de Caxias. É importante frisar que a povoação de São João Batista de Meriti e a estação de Meriti são localidades distintas.

A primeira resultou na atual sede do município de São João de Meriti, enquanto a segunda, na sede de Caxias.

Meriti deve seu reerguimento a Nilo Peçanha, iniciador das obras de saneamento da Baixada Fluminense. Além disso, o prolongamento das linhas da Estrada de Ferro Leopoldina até a zona marginal da Praia Formosa melhorou o acesso da cidade à capital.

Posteriormente, com a abertura da Estrada Rio-Petrópolis, ainda mais próspera tornou-se
a estação de Meriti e adjacências.

Em 1931, foi constituido o distrito de Caxias, com sede em Meriti, formado com território desmembrado do distrito de Meriti (ex-São João de Meriti), município de Iguaçu e, pelo Decreto n.º 1.055, de 31 de dezembro de 1943, foi o mesmo elevado à categoria de município, com o nome atual Duque de Caxias, com instalação dada em 01 de janeiro de 1944. Em 1947, o município perdeu parte de seu território com a criação do município de São João de Meriti.

A BR-040, que corta o município, constituiu, a partir de 1950, um grande eixo de crescimento econômico e deu a Duque de Caxias novos elementos de expansão urbana, a partir da ampliação das atividades industriais e de comércio. Esta rodovia permitiu a instalação de médias e grandes indústrias no município, o que é exemplificado pela presença da Petrobras, que ali tem instalada a Refinaria Duque de Caxias, e o Pólo Gás- Químico. Tal concentração acabou por atrair outras unidades ligadas a derivados de petróleo e produtos químicos.

1 - Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Volume XXII – IBGE, 1959 Abreu, A. “Municípios e Topônimos Fluminenses – Histórico e Memória”. Riode Janeiro: Imprensa Oficial, 1994 e sítio www.turisrio.rj.gov.br/minisite/destino.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário