quarta-feira, 22 de abril de 2009

Desmistificando o "Economês"

Amigos, ontem fiz um post sobre competitividade, como é entendida hoje e uma atual definição acadêmica, recebi dois e-mails de agradecimento, os dois tinham um conteúdo muito parecido, diziam da dificuldade de entendimento de alguns termos econômicos, ambos estão com a razão, um dos maiores desafios dos economistas contemporâneos e tentar desmistificar o chamado “economês”, aqueles termos que só os economistas entendem (a classe que me desculpe, mas assim mesmo só alguns economistas ...rsrs).

Pensando nisso resolvi, diariamente, fazer uma seção, trazer o significado de alguns termos econômicos, de modo a familiarizar o “economês” com o português dos nossos leitores.

Segue os termos de hoje, começando pela letra A (não necessariamente irei seguir o alfabeto).


Acionista: Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.

•Acionista majoritário : Aquele que detém uma quantidade tal de ações com direito a voto que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa.

•Acionista minoritário : Aquele que é detentor de uma quantidade não expressiva (em termos de controle acionário) de ações com direito a voto.

•Acquirer: É a administradora que pode afiliar estabelecimentos ao sitema de cartões de crédtio da bandeira da qual é associada. Este tipo de administradora, chamada acquirer, tem a função de gerenciar, pagar e dar manutenção aos estabelecimentos afiliados da bandeira.

•Alavancagem: Alavancagem1. Nível de utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro de uma empresa, aumentando, conseqüente, o grau de risco da operação.2. Possibilidade de controle de um lote de ações, como o emprego de uma fração de seu valor (nos mercados de opções, termo e futuro), enquanto o aplicador se beneficia da valorização desses papéis, que pode implicar significativa elevação de sua taxa de retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário