domingo, 26 de abril de 2009

Economês

O nosso "economês" desse domingo irá definir as diversas formas de balanço existentes nas contas nacionais, definições simples mas que confundem muitas pessoas, inclusive alguns economistas que não trabalham no dia a dia destas contas.


•Balancete: Balanço parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.

Balança Comercial: Conta do balanço de pagamentos de um país. O saldo da balança comercial é a diferença entre o volume de exportações e o volume de importações de produtos e serviços realizadas pelo país em determinado período. Quando o valor das exportações supera o das importações, dizemos que há um superávit comercial. No caso contrário, temos um déficit comercial.


•Balanço: Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica relativo a um exercício social completo.


•Balanço de Pagamentos: Demonstrativo das contas externas de um país. Pelo Balanço de Pagamentos ficamos conhecendo de que forma podemos dividir o fluxo de câmbio de um país durante o ano entre as contas comerciais, o serviço da dívida, gastos com fretes e fluxo de capitais como empréstimos e investimentos diretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário