quarta-feira, 29 de abril de 2009

"Economês"

Nos últimos dias falamos sobre mercado financeiro, juros do BACEN e outros assuntos relacionados a mercados e bancos, resolvi, então, usar nosso espaço denominado "Economês", de hoje, para trazer a definição de alguns dos principais bancos do Brasil e do Mundo.


BACEN: Sigla para Banco Central do Brasil. O BACEN é um órgão federal que atua como o banqueiro do Governo, responsável por gerir o sistema financeiro, fazendo cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema. Entre suas principais atribuições estão a emissão de moeda, o financiamento da dívida publica, etc.


•BID: Sigla de Banco Interamericano de Desenvolvimento, órgão internacional de ajuda a países subdesenvolvidos e em desenvolvimento na América Latina.


•BIRD: Órgão internacional de ajuda a países subdesenvolvidos e em desenvolvimento no Mundo. Também conhecido como Banco Mundial, o BIRD foi criado logo após a 2ª Guerra Mundial para a ajudar a Europa Oriental.


•BM&F- Não é um banco é a Bolsa de Mercadorias e Futuros : Bolsa onde são negociados contratos derivativos de juros, câmbio, bolsa e de mercadorias como boi gordo, ouro e café.


•BNDES: Sigla utilizada para designar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ógão governamental, lhe compete a implementação de políticas de investimentos empresariais de longo prazo.


•BTC - Banco de Títulos Calispa: Serviço oferecido pala Calispa, no qual os investidores tem a possibilidade de disponibilizar suas ações custodiadas na BOVESPA (doadores) para empréstimo a outros investidores interessados(tomadores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário