sábado, 25 de abril de 2009

Dólar

Nosso "economês" de hoje irá definir termos muito comuns no dia a dia, se trata do dólar, entender o que é paralelo, comercial e outras denominações atribuidas a moeda americana.


•Dólar Cabo: Semelhante ao dólar paralelo, com a diferença que o valor é transferido eletronicamente para uma conta corrente no exterior, portanto não ocorrendo nessa transação o manuseio físico das cédulas de dólar.


•Dólar Comercial: Taxa de câmbio utilizada nas operações comerciais do país, no pagamento do serviço da dívida externa e nas remessas de dividendos das empresas com sede no exterior.


•Dólar Flutuante: Taxa de câmbio utilizada nas principais operações financeiras e na conversão de dólares de residentes.


•Dólar Futuro: Cotação esperada pelo mercado financeiro do valor do dólar, no futuro. A idéia básica do dólar futuro é que ao comprá-lo, o investidor esteja garantindo o valor que pagará pelo dólar no futuro, desta forma minimizando seu risco e ficando a salvo das variações do mercado, pois conhece hoje o valor que pagará pelo dólar, no futuro.


•Dólar Paralelo: É o valor para comprar ou vender dólar fora dos meios oficiais de conversão, geralmente realizada através de doleiros. Também conhecido como dólar black ou câmbio negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário