domingo, 26 de abril de 2009

Definições

Segue as definições de PIB, IDH e IDI.

PIB

(Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do brasil em Reais).

Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico.

Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte: PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

IDH

(Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, estados e municípios, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população.

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (taxas de alfabetização e escolarização), longevidade (expectativa de vida da população) e renda (PIB per capita).

IDI

O Índice avalia os cuidados dispensados pelas famílias e a oferta de serviços de Educação e Saúde das crianças de até 6 anos, bem como aos pais.

Leva em conta os anos de estudo dos pais, se as gestantes compareceram pelo menos a 6 consultas antes do parto, se as crianças receberam a vacina tetravalente e se es estão matriculadas na pré-escola no caso das que têm entre 4 e 6 anos. A escala do IDI vai de 0 a 1, sendo 1 o melhor desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário