terça-feira, 21 de abril de 2009

Twitter

Matéria mostra a importância do Twitter no mundo moderno, o Twitter é uma tendência, alguns apostam em uma nova onda, pós orkut, msn e you tube. Segue a reportagem.


SÃO FRANCISCO - Mais de 14 milhões de pessoas já usam o Twitter para compartilhar suas vivências com o resto do mundo, em textos de apenas 140 caracteres. E o popular serviço de microblogging tem também cada vez mais adeptos do mundo empresarial.

Para multinacionais como Starbucks, Dell e Amazon, o Twitter está se tornando uma ferramenta fundamental em suas relações públicas e uma excelente fonte de informação sobre as opiniões de seus clientes, cada vez mais engajados no serviço.

Para o Twitter, sua popularidade entre as empresas poderia ser a solução para seu problema crônico de falta de receitas.

Apesar de seu crescimento impressionante - o site dobrou o número de visitantes entre fevereiro e março, segundo a Comscore - o Twitter não gera receita e atualmente se financia através de investimentos de firmas de capital de risco. Evan Williams, Biz Stone e Jack Dorsey, seus fundadores, já assinalaram que pretendem criar serviços pagos para clientes corporativos que até agora não pagam nada para "twitar".

Algumas das primeiras companhias a se dar conta do potencial da rede social foram, curiosamente, os meios de comunicação tradicionais que podem considerar o Twitter como concorrência.

Notícias como a aterrissagem de um avião da American Airways no rio Hudson, em fevereiro, chegaram ao site antes das cadeias de televisão. Algumas delas, como a CNN, têm várias contas no Twitter e um bom números de seguidores.

O Twitter também permitiu a Dell descobrir que seus usuários não estavam satisfeitos com o teclado do Dell Mini 9. A tecla de apóstrofo e a de "enter" estavam muito próximas, lamentavam, e a empresa corrigiu o problema no Dell Mini 10.

Na Starbucks, os clientes até agora só podiam deixar suas queixas escritas em um formulário de reclamações nos estabelecimentos. Hoje preferem "twitar", o que permite à firma reagir com mais rapidez a problemas de imagem.

Assim, quando no mês passado se espalharam boatos de que a Starbucks não distribuiria café às tropas no Iraque em protesto contra a guerra, a empresa desmentiu a história com uma breve mensagem no Twitter que remetia a um comunicado no seu site oficial.

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