quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cheques Devolvidos

Na materia anterior falei sobre o aumento da inadimplência dos cheques, segue abaixo reportagem sobre o tema.


Serasa: devolução de cheques é a maior em 18 anos

O mês de março foi de recorde na devolução de cheques: para cada mil cheques compensados, 24,6 foram devolvidos ou dos 112,12 milhões de cheques, 2,75 milhões deles retornaram. Os dados que mostram o maior número de cheques devolvidos em 18 anos, foram divulgados nesta quinta-feira (23) pela pesquisa Serasa Experian.

De acordo com a pesquisa, o mês de março mostrou também um aumento de 6% na indimplência, na comparação com fevereiro, e uma piora de 18,3% na comparação com março de 2008. Já no acumulado do primeiro trimestre de 2009, houve um aumento de 19,2% no atraso do pagamento de cheques.

Para a Serasa, os fatores que contribuíram para o aumento da emissão de cheques sem fundo foram a queda nos empregos formais e a retração da atividade econômica, além da revisão dos investimentos por parte das empresas. Tudo isso foi causado pela crise financeira internacional.

O recorde anterior de cheques devolvidos constatado pela pequisa do Serasa ocorreu em 2006, quando 24,3 cheques foram devolvidos para cada mil emitidos, no mês de março daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário