quinta-feira, 30 de abril de 2009

Trabalhador

Estamos chegando ao dia primeiro de maio, dia do trabalhador, dia de merecido descanso para as pessoas que são a locomotiva desse país.

O trabalhador deve ser respeitado e também precisa se orgulhar de seu papel na sociedade seja qual for sua profissão, ela é importante para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária.

Este dia também pode servir para refletirmos um pouco sobre a dinâmica da economia moderna e como os trabalhadores estão inseridos neste contexto.

Algumas décadas atrás, quando os jovens, futuros trabalhadores, estavam se inserindo no mercado de trabalho suas principais preocupações passavam por conseguir um bom emprego, proporcionando um ganho financeiro adequado, qualidade de vida, bom ambiente de trabalho e outras benesses que todos nós, trabalhadores, com certeza, temos direito.

Hoje em dia quem está se apresentando ao mercado de trabalho também tem os mesmos sonhos e objetivos, é justo e natural, mas a principal diferença que deve ser percebida por nossos jovens está no perfil do mercado de trabalho.

Nas décadas passadas o trabalhador para atingir seus objetivos buscava "fazer carreira" na empresa que estava trabalhando, era um orgulho dizer que estava trabalhando em determinada empresa a 10, 15, 20 anos. Isso mudou completamente, às vezes é difícil de enxergar, mas tenham certeza, isso mudou.

Tínhamos no passado um modelo de emprego ideal, onde a estabilidade seja pública ou o conforto de uma boa empresa privada, era a forma de se realizar profissionalmente, a palavra EMPREGO era utilizada em "verso e prosa".

Espero não decepcionar quem gosta da palavra EMPREGO, principalmente pela sonoridade, rima com SOSSEGO, os "rimadores" que me desculpem mas esta palavra está em um processo de extinção mais grave que o Mico Leão Dourado, e olha que a coisa está feia para "miquinho" heim.

No mundo atual, globalizado, e, principalmente, informatizado, não informatizado no sentido da informática e sim no sentido da “velocidade super sônica da propagação do processo informacional” (ficou bonita essa frase né...gostei...rsrsrs, mas voltemos ao texto), o EMPREGO é um objeto em extinção, nós teremos TRABALHO e não emprego, as pessoas vão ser remuneradas pela tarefa que executarem para a instituição que prestarem o serviço, que pode ser uma ou varias, dependendo do perfil profissional, o ciclo de permanência em uma determinada empresa irá mudar rapidamente, a dinâmica da remuneração de um determinado TRABALHO irá acabar com o chamado EMPREGO.

Os trabalhadores terão que enxergar seus trabalhos como fases de uma carreira, entender seu crescimento profissional como uma empresa entende seus fluxos de faturamento e principalmente terão que planejar suas carreiras como as empresas planejam seus passos, quiçá no futuro os trabalhadores não farão planejamento estratégico e plano de negócios para suas carreiras, o tempo dirá, a vida vai nos ensinar, de forma rápida, mais vai, bom feriado a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário