quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Economês" - Dívida e Déficit

Hoje nosso trabalho de desmistificação do "Economês" falará de Déficit e de Dívida...diferença entre externa e interna...publico e primário...comercial e nominal....e por ai vai.


•Déficit Comercial: É o valor das importações, que supera ao valor das exportações, de um País.


•Déficit Nominal: Valor que se gasta acima do que se arrecada, durante um certo período de tempo. Ex: quando se declara que "o déficit nominal do Governo no ano foi de R$ 50 Bilhões", significa que as despesas do Governo foram R$ 50 Bilhões acima do valor das receitas.


•Déficit Primário: Valor gasto pelo Governo e que excede o valor de sua arrecadação, sem levar em consideração a despesa realizada com o pagamento dos juros da dívida pública.


•Déficit Público: Valor que o Governo gasta acima do que arrecada, durante um período de tempo, considerando-se os valores nominais, ou seja, somando a inflação e a correção monetária do período. Geralmente a expressão diz respeito ao Governo Federal, mas pode ser aplicada também a governos estaduais.


•Déficit fiscal: Ocorre quando os gastos do governo excedem a arrecadação com impostos. O governo é forçado a cobrir esse déficit pegando dinheiro emprestado (aumentando sua dívida) ou imprimindo dinheiro.


•Dívida Externa Privada: Dívida das empresas sediadas no Brasil com credores estrangeiros, sejam governos, empresas ou pessoas fora do país.

Dívida Externa Pública: Dívida do governo brasileiro com credores estrangeiros, sejam outros governos, empresas ou pessoas fora do país.


•Dívida Interna Pública: Dívida do governo com empresas, bancos e pessoas dentro do país.


•Dívida Mobiliária Federal: Dívida do governo federal com empresas, bancos e pessoas dentro do país. Esta modalidade de dívida não é exatamente igual à dívida pública interna, pois está além do governo federal pois contém as dívidas dos estados e municípios.


•Dívida de Curto Prazo: Dívidas que terão que ser pagas em um prazo menor do que um ano. A expressão "curto prazo" é genérica, e pode ser usada para períodos que variam de um, dois meses, até um ano, dependendo da situação.


•Dívida de Longo Prazo: Dívidas que terão que ser pagas em um prazo superior a um ano. Longo prazo é uma expressão genérica e o período de tempo à qual se refere pode variar muito, dependendo da situação. Ex.: Dívidas de longo prazo de um país, pode significar prazos de cinco ou trinta anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário