quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entendendo os Juros Compostos

Apesar do corte de juros, na última reunião do BACEN, o mercado não esta reagindo com otimismo, muito pelo contrario, a inadimplência subiu (principalmente nas compras com cheque), resultado: os juros do cheque especial estão subindo, quem precisa de crédito está com um sério problema, pagando mais por menos.

Tem gente que tem uma dificuldade grande para entender que em uma operação como o cheque especial é juros em cima de juros, calculado de forma composta.

Exemplo: O juro do cheque especial está em 169% ao ano, tem pessoas que pensam:

-Que absurdo quer dizer que se eu pegar 100 reais hoje no cheque especial terei que pagar 100 + 169=269 reais em um ano (principal + juro), supondo que não utilizarei a conta por um ano exatamente.

Realmente um juro deste é um absurdo, porém absurdo maior é seu pensamento, pois na verdade, com os juros compostos, juros sob juros, você pagará em um ano exatamente 486,89 reais (100+386,89).

Você achou um absurdo, pois é, também acho, mas maior absurdo veras agora.

SPREAD é diferença entre a taxa de juros que o banco pega o dinheiro emprestado e empresta para você, neste caso é de 158,6 %, o que significa que após um ano o banco irá pegar seus 486, 89 e pagar 100 (principal) com quem ele pegou emprestado + 44,10 de juros, também com quem ele pegou emprestado.

Resultado 486,89 que você pagou ao banco menos 144,10 que o banco paga a quem ele pegou emprestado, sobra para o banco a bagatela de 342,79 do seu dinheiro, que você pagou de juros, essa é a remuneração do banco, ai essa quantia, de forma tímida, com um grande senso de culpa, diz para você, prazer me chamo SPREAD.

E o banco diz, Amigo, quando precisar estou à disposição!!!

Portanto amigos, seguem, abaixo, os principais juros praticados no mês de março, o ideal, no momento, se possível, é fugir do crédito, se não tiver jeito, pesquise, mas pesquise muito mesmo.

A taxa de juro do cheque especial avançou 2,4 pontos percentuais em março, para 169,1% ao ano.

Em fevereiro, a média cobrada nesse instrumento de crédito era de 166,7% anuais.

No acumulado de 12 meses, o juro do cheque especial subiu 19,3 pontos percentuais.

O spread (ganho com a diferença entre o custo de aplicação e o custo de captação) cobrado pelos bancos nessa operação ficou em 158,6% ao ano, com elevação de 3,5 pontos perante o percentual de 155,1% percebido em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário